domingo, 26 de agosto de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA E ALGUNS MODELOS DE MOTOCICLETAS MODERNAS PARA APRECIAR...

 Os desejos de liberdade e de estar com a cara pro vento nasce justamente junto com o primeiro passo ou a intenção de ficar em pé. Dai o homem começa a imaginar se superior a tudo isso, acima deste chão e sentindo o vento lamber a cara. Da criação das máquinas que vieram só para facilitar e dar prazer o de rodar sobre algo que não fosse as próprias pernas. E isso aconteceu há muitos e muitos anos atrás, a história do carro é pré histórica. Agora o carro moderno, o automóvel ? ah, o primeiro automóvel moderno, foi Karl Benz em 1886 que o inventou. Dai todo o mundo inventou o seu próprio automóvel. 

 o primeiro modelo a ser chamado de bicicleta ("duas rodas") surgiu em 1870. Era toda de metal, tinha os pedais na enorme roda da frente e custava o equivalente a seis meses de salário de um trabalhador médio. Mas não foi uma invenção, algo surgido do dia para a noite, e sim o resultado de uma evolução que começou num brinquedo criado na França 80 anos antes. Tratava-se de um pequeno cavalo de madeira dotado de uma roda dianteira fixa, que não podia ser virada para os lados. Um probleminha resolvido quando o barão alemão Karl von Drais desenvolveu a "máquina de andar" em 1817. A roda virava, só que os pedais ainda não tinham sido concebidos: era preciso andar com os pés no chão para impulsionar o veículo, no melhor estilo Fred Flinstone.

Foi o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan, em 1839, quem primeiro apareceu com os pedais grudados na enorme roda da frente - acreditava-se que quanto maior ela fosse, mais rápida a engenhoca andaria. A tendência das rodas de tamanho igual, assim como o sistema de corrente e catraca, surgiu num projeto inglês na década de 1880. Os mecanismos de marcha que permitem alcançar maiores velocidades sem grande esforço foram inventados na década seguinte.

Evolução equilibrada
Busca de conforto e segurança inspirou vários modelos
1. Agitador de ossos

Surgiu em 1865, trazendo pedais adaptados à roda dianteira. O nome oficial era velocípede, que quer dizer "pé rápido". Mas o modelo ficou mesmo conhecido como "agitador de ossos": construído em madeira e com rodas de metal, ele tremia e pulava nas ruas de pedregulhos da época. Um sofrimento para o condutor.

2. roda grande, tombo idem

Em 1870, foi criado o primeiro veículo de duas rodas a ser chamado de bicicleta. Era totalmente feita de metal (antes disso, a metalurgia ainda não avançara o suficiente para produzir peças metálicas que fossem ao mesmo tempo leves e resistentes), trazia a novidade dos pneus em borracha maciça, mas os pedais continuavam teimosamente presos na roda dianteira. O grande problema - mas grande mesmo - era a roda dianteira, que deixava o condutor acima do centro de gravidade. Bastava uma pedra no caminho para que, com as pernas entaladas sob o guidão, o coitado capotasse para a frente, de cabeça.

3. Ensaiando o automóvel

As roupas que as mulheres usavam no século XIX não eram exatamente apropriadas para andar de bicicleta. Em 1869, um relojoeiro italiano, Raimondo Vallani, apareceu com uma solução: o triciclo, que, além de uma providencial terceira roda, tinha a barra central rebaixada, para ajudar as mulheres no posicionamento das pernas. Outras inovações do triciclo, como os freios nas rodas e o sistema de transmissão, foram aproveitadas mais tarde pela indústria automobilística.

4. Uma Câmara na mão

Em 1888, o irlandês John Boyd Dunlop colocou pneus com câmara de ar no triciclo do filho. Sua preocupação era apenas quanto ao conforto, mas o recurso trouxe melhorias também à estabilidade do veículo. Isso impulsionou a indústria de bicicletas e, pouco depois, a dos automóveis. "Andar de bicicleta fez mais pela emancipação da mulher do que qualquer outra coisa no mundo", diria a ativista americana Susan Anthony, no final do século XIX.
(Fonte: Mundo Estranho)
 E depois de toda essa correria claro chegou a hora da invenção mais chocante e importante para a liberdade do homem do futuro;  
Tudo começou em 1869
Cartaz de propaganda anunciando os vencedores do 1º Campeonato de Turismo no Brasil, em 1919
A motocicleta foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os ônibus a vapor já estavam circulando normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.
Primeira motocicleta com motor de combustão interna, foi fabricada na Alemanha por Gottlieb Daimler, em 1885
O inventor da motocicleta com motor de combustão interna foi o alemão Gottlieb Daimler, que, ajudado por Wilhelm Maybach, em 1885, instalou um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor. A glória de ser o primeiro piloto de uma moto acionada por um motor (combustão interna) foi de Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb. O curioso nessa história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O fato é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente ao automóvel.














MOTOCICLETA DE 3 RODAS





Projetada por um designer francês, motocicleta possui um conceito excêntrico.
Veículos de três rodas já ganharam as ruas há algum tempo. Um exemplo disso é o scooter Piaggio MP3, que — com duas rodas na frente e uma atrás — mostra como a ideia pode ser empregada com sucesso. Entretanto, novos conceitos aparecem a cada dia e, alguns, beiram o limite da estranheza.
É exatamente o que ocorre com o Motov Axial 3 Wheels. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma motocicleta de três rodas. No entanto, a novidade é o fato de a máquina apresentar seus pneus em linha reta. Mesmo tratando-se apenas de um projeto no papel, seu idealizador, o francês Julien Rondinaud, pensou na moto equipada com um motor bicilíndrico da KTM LC8.




O propulsor de 999 cm³ é capaz de gerar cerca de 105 cv de potência. Não sabemos se essa motocicleta realmente se tornará realidade ou apenas continuará um sonho de seu criador. Mas, com certeza, caso chegue a ser produzida, a Axial será o centro das atenções por onde passar.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MOBY 50 – NOVO LANÇAMENTO DA MOTO TRAXX



 Com grande experiência no segmento de 50cc, onde o modelo Star 50 já é comercializado a mais de 10 anos, a Traxx Motos está lançando a Moby 50, cinquentinha com a mesma motorização de sua irmã mais velha, já testada e aprovada em solo brasileiro.

O mercado mostra-se sempre receptivo aos modelos de baixas cilindradas, que além de servirem como veículo de entrada para o mundo de duas rodas, tornam-se, cada vez mais, alternativas eficientes para o uso diário, para deslocamentos para o trabalho, faculdade, entregas a domicílio, condomínios fechados, no meio rural, etc.

Ciclomotor com tamanho médio, acabamento elegante, design arrojado e motor altamente confiável. Com essas características, a Moto Traxx da Amazônia, apresenta a Moby 50, novo modelo de “cinquentinha” que destaca-se pela economia, autonomia e baixa emissão de poluentes, assumindo o compromisso de oferecer segurança, conforto, economia e elegância em um único produto com preço extremamente competitivo.

Informações técnicas
A Moby 50 apresenta o mesmo motor da Star 50, que além de econômico, tem como principais características seu bom torque e sua baixa manutenção. Motor monocilíndrico de quatro tempos, com 49,5cc, OHC, refrigerado a ar, fornece potencia máxima de 2,45cv a 6.500 rpm e torque máximo de 0,3 kgfm a 5.500 rpm. O motor recebeu ajustes na alimentação e escapamento deixando-o de acordo com as regras de emissão de poluentes do PROMOT 3.

A Moby 50 oferece tranquilidade aos consumidores que desejam uma moto econômica e de fácil pilotagem. Por ser um veículo leve (pesa apenas 94 kg em ordem de marcha), o modelo é uma excelente opção para piloto iniciantes que desejam fugir do transporte público dos centros urbanos ou ainda para quem não abre mão da liberdade de deslocamento. Seu câmbio semiautomático dispensa o uso de embreagem e é rotativo, garantindo mais facilidade no uso. A Moby utiliza 4 marchas + o neutro.

O modelo também apresenta outros atrativos: partida elétrica e a pedal, rodas de liga leve, pedaleiras do garupa suspensas, setas embutidas na carenagem e banco em dois níveis, com revestimento antiderrapante e porta-objetos protegido com chave junto ao tanque, que tem capacidade para 3,7 litros.

A Moby vem equipada com aros de liga leve 17 polegadas e pneus 2.25 4PR na dianteira e 2,50 4PR na traseira. Sua suspensão é ajustada para o uso urbano, sendo extremamente confortável – com curso de 90mm na dianteira e 80mm na traseira. Seus freios são a tambor, garantindo baixa manutenção e eficiência comprovada.

Seu painel é de fácil visualização, com fundo preto sob moldura prata, com o velocímetro dominando ao centro, acompanhado pelo marcador de combustível e indicador de marchas, além dos indicadores de direção (com auxilio de alerta sonoro) e luz alta.

         A Moby já está a venda nas mais de 100 revendas Traxx e, como todos os modelos de motocicletas e motonetas da marca, possui dois anos de garantia de fábrica, livre de quilometragem. A Moby tem o preço público sugerido de apenas R$ 3.590,00. Veja mais em www.traxx.com.br/moby50

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A robusta NC 700 já tem preço definido no Brasil























Depois de estarmos cheios de ansiedade pelo retorno da Falcon agora injetada, também para agosto, a Honda nos surpreende com o lançamento da NC 700 no Brasil.


Lançada no ano passado na Espanha em duas versões City e Crosstourer. Acredito que esta segunda versão não virá para o Brasil por enquanto devido a Transalp que parece não ter decolado.


Com propósito de ser econômica e prática, a NC 700 promete 27 km/L e tem espaço para capacete.


Com 47 cv de potência – (um a menos que a XT 660R e 55 a menos que a Hornet 600) a 700 
pode ter transmissão automática e ABS, ambos opcionais. 

Para acabar com a curiosidade, deverá custar em torno de R$29.000, 


Claro que essa conta é básica e desconsidera a 
posição no mercado e a concorrência, fatores que modificam bastante o preço de qualquer 
produto.