Você vai ter de rever tudo o que sabe sobre motocicletas e reaprender a pilotar com esta nova Honda repleta de traquitanas eletrônicas
A principal novidade da nova Honda VRF1200F, que chega neste mês no Brasil, é a total ausência de embreagem. Isso mesmo. No lado esquerdo da máquina nada de pedal de câmbio ou alavanca para a passagem das marchas. No lugar há outros botões e um inusitado freio de mão. Tudo muito estranho para quem está habituado ao modo “tradicional” de pilotar.
A VFR1200F é completamente automática. O revolucionário sistema Dual Clutch (dupla embreagem) permite que a moto rode como um carro automático com duas opções de regulagem, uma econômica e outra esportiva. Para os mais aferrados a uma pilotagem à “moda antiga” é possível configurar o câmbio eletrônico no manual com um toque do dedo indicador direito. Nessa configuração, um gatilho acionado pela mão esquerda realiza todas as mudanças de marcha. Diferentemente do que ocorre em uma motocicleta convencional, não é preciso desacelarar para passar as seis marchas. Dá para ir “subindo” ou “descendo” com o acelerador no talo o tempo inteiro.
Outra diferença em relação às motos convencionais está no comando do acelerador, que não utiliza cabos, e sim fios elétricos diretamente conectados à central de processamento PCM (Power Control Module). Ela é o “cérebro” da VFR1200F, a responsável por gerenciar desde os freios ABS até a injeção de combustível, passando pela ignição mapeada e pelo sistema de dupla embreagem.
Refrigerado a água, o motor traz quatro cilindros opostos dois a dois e alinhados em V a 76 graus e tem potência máxima de 172,7 cavalos. Arranca de 0 a 100 quilômetros por hora em 4,5 segundos tanto no modo automático (na seleção esportiva) como no manual e, a plena potência, atinge 290 quilômetros por hora. A configuração do propulsor permite que se obtenham ao mesmo tempo bastante torque e um comportamento dócil em baixas rotações, o que credencia a VFR também ao uso urbano.
A segurança é reforçada pelos freios C-ABS, um sistema de frenagem combinado que permite acionar os discos dianteiro e traseiro ao mesmo tempo por meio do pedal direito. Tal dispositivo, no entanto, não elimina a necessidade de utilizar o manete do freio dianteiro em frenagens mais violentas. Já o manete no lado esquerdo deve ser usado como dispositivo de segurança ao ligar ou desligar a moto.
Desenvolvida em túneis de vento para diminuir sua resistência ao ar, a VFR1200F perdeu as curvas características das motocicletas de alta potência e ganhou um perfil mais despojado. Discreta, a nova máquina da Honda pode ser comparada a uma gueixa misteriosa vestindo um longo quimono. O que, convenhamos, só faz estimular as mais fantásticas fantasias.
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